HTML5 para clientes é uma pratica valida? | Blog do Sérgio

Blog do Sérgio | Desenvolvedor front end


out/09

7

HTML5 para clientes é uma pratica valida?

Depois de muita polêmica em torno do uso de HTLM5 para clientes, decidi postar minha opinião sobre o assunto e gerar aqui uma enquête, qual a sua opinião?

Hoje enquanto eu escrevia no Twitter sobre minha recente passagem pela gripe, recebi vários Twits de pessoas que sigo, nos quais falavam sobre a pratica do HTML5 em projetos avulsos aos próprios, ou seja, sites feitos para clientes, quem trousse o assunto à tona hoje foi o Maujor ao postar o seguinte texto:

@maujor: #dica NÃO desenvolva sites com HTML 5. Quase tudo da linguagem ainda é confuso e sujeito a modificações.

Questionado por algumas pessoas ele postou o seguinte:

@maujor: @pinceladasdaweb e @tableless são sites de ensino, então é válido usar HTML5 como demonstração. Sites para clientes -> não mesmo.

Como ele disse os sites Pinceladas da web e Tableless são sites de ensino, ou seja, é o HTML na pratica, afinal ficar na teoria não ajuda em nada (isso lembra meu site que ainda ta na minha cabeça), no meu ultimo post “Desenvolver sites em HTML5 não é algo de outro planeta!” recebi um comentário da leitora Cíntia, ela questionou o fato de eu não ter falado sobre a incompatibilidade que a maioria dos browsers tem com essa nova versão do HTML, então fica claro que ainda é inviável utilizar as novas técnicas de escrita em sites desenvolvidos para clientes, certamente eles não ficaram nem um pouco contentes com o fato de seu site não funcionar no navegador X (IE), é verdade que existem hacks Javascript e CSS mais que não tem uma ação muito produtiva nos tais navegadores X, no momento os unicos brownsers que tem total a parcial compatibilidade com a nova versão do HTML são o Firefox+, Google Chrome e Apple Safari, minha opinião/recomendação é: continue estudando as novas praticas de criação, MAS, não vá dar uma de espertalhão e criar sites com elas, aguarde que em breve será valido fazer isso (eu espero), enquanto isso não acontece continue usando XHTML Strict e se ainda não usa procure o fazer.

Complementando: a nova versão do HTML pode e deverá passar por modificações ate passar a ser uma recomendação do W3C.

Agora sim eu quero saber a sua opinião.
HTML5 para clientes é uma pratica valida?

Deixe seus comentários e até a próxima! Abraço.

·



21 comentários

  • Giovanni · 7 de outubro de 2009 às 16:31

    eu não irei usar para os meus cliente, pelo mesmo motivo que o maujor colocou em questão e se mudar algo? como fica o que falar para o cliente?

    Nós meus projetos pessoas posso usar mais para meus cliente não usarei

    Responder

  • Rafael R.P (Raff) · 7 de outubro de 2009 às 16:32

    Concordo com o @maujor !

    a linguagem ainda pode sofrer modificações e afetar alguns sites que podem estar prontos!

    mas para ensino é válido!

    Responder

  • Mauro George · 7 de outubro de 2009 às 16:37

    Comcordo com o Maujor, vale apenas para quesito de estudo.

    Responder

  • Raphael Cardoso · 7 de outubro de 2009 às 16:40

    Eu como qualquer outro profissional, não usaria e não usarei o HTML 5 até que esse torne-se compatível com todos os navegadores. Muitos usuários ainda usam navegadores incompatíveis com ele e seria muito desagradável e trabalhoso você ter que fazer hacks para corrigir problema de compatibilidade.

    Responder

  • Rafael Heringer Carvalho · 7 de outubro de 2009 às 16:43

    Concordo com @maujor a respeito. Acho que o melhor a se fazer no momento é utilizar o XHTML strict pensando no HTML5, preparando-o para ser fácil adaptá-lo, utilizando camadas identificadas como “footer”, “header”, “aside”, “nav” etc.

    Responder

  • Luan Muniz · 7 de outubro de 2009 às 16:43

    Eu acho que ainda não é viavel construir sites em HTML5 para clientes, concordo com o maujor 100%

    A linguagem ainda está sujeita a mudança, eles de um dia para o outro podem banir algumas tags ou adicionar outras que vão mudar completamente a maneira de estruturação.

    Então pra mim o Maujor disse tudo
    “Quase tudo da linguagem ainda é confuso e sujeito a modificações.”

    “@pinceladasdaweb e @tableless são sites de ensino, então é válido usar HTML5 como demonstração. Sites para clientes -> não mesmo.”

    Sem mais.

    Responder

  • Roque Junior · 7 de outubro de 2009 às 16:44

    Cliente não é laboratório, Maujor ta correto. Quer usar HTML5? começe com seu site, quando estiver homolagado (o pelos menos estavel), ai sim o cliente será o alvo.

    Responder

  • Luan Muniz · 7 de outubro de 2009 às 16:47

    Mais uma afirmação do maujor pra galera pensar ae

    “Você ligaria para seu cliente para pedir desculpas porque os novissimos elementos HTML5 datagrid e dialog que vc usou não mais existem?”

    Responder

  • Zazu · 7 de outubro de 2009 às 16:49

    Realmente é um dilema muito complicado. Sou da seguinte opinião : Continue utilizando xhtml para todos os projetos que voce desenvolve para seus clientes, e para os seus projetos pessoais, não economize esforços em testar e colocar em prática o HTML5. Desta maneira quando o mesmo for uma especificação “estável” pelo W3C, voce tera bagagem suficiente para oferecer a migração xhtml > HTML 5 como um produto para seus clientes ;) . Abraços !

    Responder

  • Chris Benseler · 7 de outubro de 2009 às 16:56

    Concordo com o pto de vista do Maujor: HTML5 ainda não é algo paupável para ser aplicado no dia-a-dia, bem como CSS3 :-/

    Responder

  • Leo Caseiro · 7 de outubro de 2009 às 17:01

    Com certeza não é uma prática válida. Infelizmente, muitos clientes ainda possuem Computadores em suas empresas com o Windows XP. E infelizmente, a maioria dos setores de TI das empresas não fazem atualização de nenhum software por medo de terem um mega-problema em todas as máquinas da empresa.

    Resumindo, máquinas c/ XP e consequentemente c/ IE6 que já vem instalado nessas máquinas.

    Ou seja, infelizmente ainda temos muitos clientes que utilizam IE6, e sem a compatibilidade do HTML5.

    Como o próprio @Maujor falou, os sites Tableless e PinceladasdaWeb estão aplicando na prática para ensinar à todos como está funcionando o HTML5.

    Para clientes NÃO DEVEMOS UTILIZAR, não nos dias de hoje.

    Responder

  • Luan Muniz · 7 de outubro de 2009 às 17:02

    @Chris Benseler

    Eu já não concordo com você quanto ao CSS3
    Algumas propriedades já são acessiveis e inclusive já uso algumas em meus projetos

    Claro, fazendo um fix para o IE, mas ainda assim eu acho que parte do CSS3 já é utilizavel, propriedades como border-radius, text-shadow, box-shadow que possuem correções em js para o IE são perfeitamente “usaveis”.

    Responder

  • André D. Molin · 7 de outubro de 2009 às 17:11

    Por agora, eu não usária o HTML5 no site de um cliente. Concordo com as palavras do Maujor. Mas temos que nos preparar desde já, fazendo testes e lendo muito.

    Att.

    Responder

  • Bruno Henrique · 7 de outubro de 2009 às 17:16

    Concordo com Maujor: temos que esperar o amadurecimento da linguagem.

    O cliente não pode ficar a mercê de mudanças que possam debilitar seu produto.

    Responder

  • Diego Eis · 7 de outubro de 2009 às 17:36

    Nada impede de utilizar o código de HTML 5.

    A principal função do HTML é exibir e identificar informação.

    O browser serve apenas para EXIBIR essa informação. Para o browser, não interessa se aquela informação é um título, ou não. Se é um parágrafo ou uma lista. A não ser para exibir aquela informação com uma formatação padrão e adequada de acordo com o tipo de elemento. Mais nada. A “forma” é definida pelo CSS. O browser (hoje em dia) apenas entende e reconhece essas novas tags para controlá-las com Javascript, CSS etc…

    Portanto, qual o problema de utilizar as tags do HTML 5? Ao meu ver, nenhuma.
    Problema maior é se o browser não reconhecer propriedades e funcionalidades do CSS, que é algo totalmente diferente do HTML, e que depende diretamente do browser para exibir adequadamente o site.

    Talvez, se os buscadores não entendessem direito essas tags, ou se outras aplicações não as reconhecessem, aí sim isso seria um problema. O que não é o caso.

    O problema é que ninguém enxerga as tags como conceitos. Aquilo é apenas identificação, marcação. Uma marcação é feita para MARCAR, IDENTIFICAR, GRAVAR. Os browsers apenas exibem essas marcas. O CSS cuida de como essa marca aparecerá. E partes do CSS 3 e o JS cuida de como essa marca se comportará.

    O problema é que os desenvolvedores em geral precisam parar de olhar para trás. Esquece IE. Esqueçam erros de compatibilidade.

    “Muda porque quando a gente muda o mundo muda com a gente.” Gabriel O Pensador.

    Responder

  • Chris Benseler · 7 de outubro de 2009 às 17:51

    @Luan concordo que até dá pra usar coisas do CSS3 em produção atualmente, mas a quantidade de fixes e hacks pra poder passar pelo IE6 (blé!) ao meu ver torna a aplicação dos mesmos improdutiva :-/

    @Diego mas como o desenvolvedor vai parar de olhar pra trás (pro IE, incompatibilidade, etc…) se o chefe dele, que paga o salário dele, é preso a isso? É complicado…

    Responder

  • Leandro · 7 de outubro de 2009 às 20:05

    Por mais avidos por novidades e por mais que sonhamos em ver o fim do IE6 ainda temos um enorme legado que se formos somar na pratica da uns 60%, 70% da web, então escrever um site totalmente em html5 e perder essa fatia do mercado é muito complicado. E ainda tem o agravante de que a especificação do HTML5 pode e provavelmente levara mais uns 10 anos para ficar pronta !/homologada .

    Responder

  • Raphael Cardoso · 7 de outubro de 2009 às 20:48

    Em certo ponto tenho que concordar com Diego Eis. As mudanças só vem acontecendo porque nós desenvolvedores resolvemos mudar. Mais todos devemos concordar que essa mudança tem que ser feita gradativamente.
    Essa assunto me deu uma outra visão e pretendo estudar mais e desenvolver algo com HTML 5 para mim. Acho que esse é o começo.

    Cris Benseler, é dificil pensando nisso que disse de que “…o chefe dele, que paga o salário dele, é preso a isso…”, mais eu consegui fazer com que o meu ver pelo mesmo ponto de vista que nós. É dificil? É, mais é possivel.

    Parabens a todos os comentários. São de grande valia.

    Abraço

    Responder

  • Diego Eis · 8 de outubro de 2009 às 8:19

    @chris Voce ainda não entendeu meu ponto. Como disse no meu comentário, não importa as o IE não reconhece as tags. Basta conseguirmos formata-las com CSS.

    Todo mundo fica usando essa desculpinha de qu não funciona ali, não funciona aqui, assim por diante. Ou vai ou racha.

    Responder

  • Thiago · 8 de outubro de 2009 às 9:53

    Concordo em partes com o @maujor e em partes com o @diegoeis e com o @pinceladasdaweb e demais comentários.

    Alguns novos elementos introduzidos pelo HTML5, como por exemplo section, header, footer, article, aside, nav e outros elementos que identificam áreas do documento podem ser usados perfeitamente e serem renderizados com o simples uso de CSS, pois comportam-se de forma semelhante aos conhecidos DIV’s. Devemos lembrar que CSS serve para renderizar qualquer elemento, inclusive sobre arquivos XML-like.

    Entretanto, alguns elementos como novos controles de formulário (meter,dialog, datagrid, novos inputs – datetime,range, number, etc. ) incluem novas funcionalidades de API e comportamento à eventos. Estes sim, podem provocar diferenças de experiência do usuário no uso do site, dependendo do navegador utilizado. E talvez, não seja possível ou viável reproduzir tais funcionalidades com CSS e Ecmascript. Vale lembrar que alguns elementos destes podem ser excluídos ou suas chamadas de API modificadas (ex.: http://html5.org/tools/web-apps-tracker?from=4021&to=4022)

    Assim, minha opinião é a de que, se você for utilizar apenas as novas tags de estruturas, já bem consolidadas pelo grupo de trabalho, não terá problemas. Entretanto, se utilizar tags de controles de formulários ou outras mais “revolucionárias” na linguagem, tome cuidado e teste sua aplicação em diferentes navegadores para evitar falhas na experiência do usuário, pois o risco é grande.

    Para quem quiser se arriscar a já usar HTML5, recomendo acompanhar de perto as modificações da linguagem no twitter do @WHATWG.

    Responder

  • Haz · 27 de outubro de 2009 às 11:31

    Ainda não consegui gerar grandes expectativas em relação ao HTML 5. Na verdade, nenhuma das versões me enche os olhos, estou muito mais preocupado com as atualizações das CSS 3 e do suporte (ainda precário) dos browsers a elas.

    De qualquer forma, se os browsers ainda não dão suporte à versão e ela ainda nem está totalmente definida, acho válido apenas em projetos experimentais. Mas cada um deve fazer sua opção – e arcar com as consequências.

    Enfim, como eu disse, CSS 3, na minha visão, merece muito mais destaque; é algo que realmente pode mudar o rumo das coisas.

    Responder

Deixar um comentário

<<

>>